Navegantes, 13 de Agosto de 2020

Dicas sobre aleitamento materno

12 de Novembro de 2018 12h37

Dicas Importantes Sobre o Aleitamento Materno - Clínica Humana Navegantes


O aleitamento materno é uma importante e fundamental fonte nutritiva para o bebê, assim como fortalecedor do seu sistema imunológico. Além disso, contribui de modo significativo na formação de um laço emocional entre a mãe e o filho.


Mas é comum, no momento de iniciar amamentação, a mãe apresentar dúvidas de como e o que deve fazer... Então, buscando esclarecer as dúvidas mais comuns, a Dra. Francesca Passarin, pediatra da Clínica, fornece algumas dicas.

Dica 01: Ambiente Agradável


Inicialmente, é importante a mãe e o bebê estarem num ambiente agradável para a amamentação. Além de buscar um móvel confortável para a mãe se posicionar. Podendo colocar embaixo do braço materno um apoio, entre a perna dela e o bebê.

Dica 02: Posição Confortável


Deve-se então, descobrir uma posição confortável para ela e o bebê. Assim, em seguida, a mãe pode ajudá-lo na pega do seio materno, assim como no posicionamento do bebê no colo dela. 

Dica 03: Pega do seio


É importante observar o alinhamento entre a cabeça e o corpo do bebê, numa “linha reta”, além do abdômen do bebê “virado”, ou encostado, ao abdômen da mãe. Assim, com um braço a mãe segura o bebê, estando sua cabecinha apoiada na altura do cotovelo materno, e sua mão segurando na altura do bumbum. A fim de permitir que a outra mão da mãe esteja livre, para poder auxiliar na pega do seio materno pelo bebê.

Dica 04: Boca do bebê bem aberta


A boca do bebê precisa estar bem aberta, com o lábio inferior recobrindo quase toda a aréola (como uma “boca de peixe”), enquanto a porção superior da aréola pode ser visualizada. Pois a pega incorreta (entre outras causas), podem causar fissura dos mamilos maternos.

Dica 05: Mamãe, ingerir bastante líquido


A mãe precisa ingerir bastante líquido, preferencialmente água. Totalizando cerca de 3 litros ao dia.

Dica 06: Permitir a livre demanda por parte do bebê


Permitir a livre demanda por parte do bebê, ou seja, lhe oferendo o seio nos momentos em que ele pedir e pelo tempo que o mesmo quiser. Deixando-o “largar” sozinho o peito após cada mamada.

Dica 07: Até os 6 meses só leite materno


Sempre que possível, o aleitamento materno exclusivo deve ser praticado até os 6 meses de vida do bebê. Não sendo necessária ao mesmo a oferta de água, chás ou outros líquidos.

Dica 08: Não existe leite fraco


O que é importante ser verificado é a correta ingesta pela mãe de líquidos e de alimentos nutritivos. Assim como se a mãe se encontra tranquila em relação à amamentação, e a outras possíveis causas que possam interferir na produção do leite.

Dica 09: Informar uso de medicamento


Informar à (ao) pediatra que acompanha o bebê se a mãe faz uso de algum medicamento.

Dica 10: Até os 2 anos fortalece o vínculo


O aleitamento materno até os 2 anos de vida ou mais, é saudável à mãe e ao bebê, fortalece o vínculo entre os dois, e é uma importante fonte de nutrição da criança.

Agende uma visita! 

Últimos artigos
Dicas sobre aleitamento materno 12 de Novembro de 2018 12h37
Parceria: Clínica Humana e Clube Navemar 17 de Agosto de 2018 08h53
Florais de Bach 15 de Agosto de 2018 13h04
FISIOTERAPIA EM GERIATRIA 06 de Julho de 2018 10h41
Pilates - Benefícios à saúde 03 de Julho de 2018 19h53